Junta de Freguesia de Cete Junta de Freguesia de Cete

Capela da Nossa Senhora do Vale

A Ermida de Nossa Senhora do Vale situa-se no Lugar da Nossa Senhora do Vale e integra na Rota do Românico do Vale do Sousa.

Monumento de interesse público desde 1950 encontra-se ao serviço da comunidade desde então. Neste lugar de culto realizam-se Eucaristias e festividades anuais.


Lendas e curiosidades

Subsistem vestígios de pintura mural na parede testeira da cabeceira, evidenciando a grande qualidade da oficina autoral, principalmente devido à bidimensionalidade da figuração e ao desenho dos rostos dos anjos, comparáveis, segundo Luís Urbano Afonso, ao trabalho do pintor Arnaus. Este, que possui trabalhos conhecidos na região, poderá ter sido o responsável pelas pinturas murais da Ermida, muito provavelmente executadas entre 1530 e 1540.

As virtudes milagreiras da Senhora do Vale estão bem patentes em dois ex-votos do século XVIII expostos no interior do edifício. O mais antigo relata um milagre ocorrido em 1747, quando um emigrante português no Brasil terá sido salvo de um cerco, ocorrido entre as sete da manhã e as quatro da tarde, por parte de um grupo de indígenas, num sertão do Paraná, graças à intervenção da Senhora do Vale.

O mais recente, datado de 1796, dá conta de uma tempestade que se abateu sobre a embarcação onde viajava para o Brasil Custódio Coelho Ferraz Moreira. Este, natural de Cête, é salvo do naufrágio por obra e graça da Virgem do Vale que, após o pedido de patrocínio, fez chegar ao náufrago um fragmento do mastro, no qual navegou durante três horas, até ser encontrado pelo piloto da barra do Porto da Figueira.


  • Morada:
  • Contacto:

© 2025 Junta de Freguesia de Cete. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia